sábado, 24 de janeiro de 2015

SEJA UM ENCORAJADOR

O Encorajamento é o antibiótico mais eficaz no contra-ataque à infecção do desânimo. Por isso é essencial nos mútuos relacionamentos.
Encoraje-me! É provável que você nunca tenha feito este pedido a alguém. É difícil ouvir alguém dizendo com essas palavras, Mas podemos sentir isso no dia a dia de quem nos cercam. Porém, se pudesse falar a verdade, diria que está tremendamente necessitado de um sorriso, uma palavra de consolo, um carinho especial.
O propósito de Deus é dirigir seu coração, ou usá-lo para encorajar a outros.
Na história da igreja pri­mitiva do século I, existe um um modelo de encorajador. Seu nome é Barnabé, nascido em Chipre. Pro­vavelmente o maior exemplo bíblico de encorajamento. Na verdade, Barnabé significa "Filho da Exortação" ou "Filho do encorajamento", conforme Atos 4.36.
A Igreja, em seu início, passava por sérias perseguições. Muitos enfrentavam grandes dificuldades materiais, devidas às perdas sofridas pela firme decisão em confessar Jesus Cristo como Senhor. Surge então o Barnabé de Chipre e,             espontaneamente, vende uma propriedade, distribuindo tudo aos necessitados (At 4.37). Veja, como ele continuou em ou­tras oportunidades, a exercer seu dom espiritual: At 9.26 e 27; 11.23-26; 15.36-41.
Reflita um pouco. Você conhece al­guém que necessite de auxílio financei­ro? Ou uma pessoa carente de aceita­ção e comunhão dos irmãos? Você co­nhece algum "João Marcos" fracassado, cabisbaixo, que precise de uma palavra de encorajamento, demonstração de confiança, um abraço? Quem sabe você poderá ser o Barnabé na vida dessa pes­soa!
Gostaria de encorajá-lo a ser um encorajador! Eis algumas dicas práticas:
Procure ouvir com atenção, sem responder precipitadamente (Pv 12.18; 29.20; 17.27-28; 13.3).
Responda com brandura (Pv 15.1-4; 26.21).
Seja sensível, sempre procurando responder da maneira mais adequada (Pv 18.13).
Seja diligente com sua comunica­ção verbal.
Encare a pessoa e preste constan­te atenção ao que está sendo dito.
Fite-a, mesmo que esta tente des­viar o olhar.
Relaxe, seja natural, descontraído.
Ajude da maneira que estiver ao seu alcance.
SEJA UM ENCORAJADOR... 
VAMOS LUTAR CONTRA  O DESANIMO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário