quarta-feira, 8 de julho de 2015

A CORAGEM


"Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação." 2 Timóteo 1:7

Vejamos bem o que diz este texto, estas são as virtudes do Espírito de Deus que estão sobre nós !!! A coragem, o poder, o amor e a moderação, são dons que o Senhor já derramou sobre todo aquele que recebeu o Espírito Santo... O Senhor nos capacita para suportar as adversidades, pois Ele quer que tenhamos uma vida de vitórias !!! Por mais que nossos dias sejam difíceis, precisamos lembrar que aquele que prometeu, é fiel para cumprir, e jamais nos deixará desamparados !!!

 Senhor Deus, a Ti seja toda honra e todo louvor, o Senhor nos chamou para Te adorar, Te louvar e Te servir !!! Eu sei que o Senhor não permitirá jamais que as lutas sejam maiores que a minha capacidade de suportá-las, pois o Espírito do Senhor está sobre mim, e me capacita com poder, coragem, amor e moderação !!! Perdoa minha ansiedade, o medo, a angústia e a falta de fé... Eu oro em nome de Jesus. Amém.


terça-feira, 7 de julho de 2015

PÕE GUARDA SENHOR A MINHA BOCA


"Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." Tiago 1:19

Falar é muito simples e fácil, difícil mesmo é exercer a especial arte de ouvir. Muitos falam, e até demais !!! Não esperam que alguém termine de falar e respondem antes mesmo de ouvir a última frase. A ansiedade de muitos em falar demais e fora de hora, revela uma provável inquietude no íntimo, na alma. Portanto falar não é o problema; o que falar, como, quando e o que falar, eis a questão.

Pai querido, faço minha as palavras do rei Davi "Põe guarda, SENHOR, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios" para eu não pecar contra ti. Perdoa pelas vezes que eu deveria ter ficado em silêncio e acabei falando demais. Perdoa também pelas vezes que eu deixei de ouvir aquelas pessoas que precisavam apenas de alguém para escutá-las. Eu oro em nome de Jesus. Amém.


segunda-feira, 6 de julho de 2015

DEPOIS DA MORTE O JUIZO


"E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo." Hebreus 9:27
O que vem após a morte?
A resposta da bíblia resume-se em uma só palavra: julgamento.Quando o corpo retorna ao pó de onde veio, o espirito volta a Deus (Eclesiastes 12.7) para ouvir o veredito divino acerca da vida que foi vivida. A vida nesse mundo, um prólogo da nossa história na eternidade, è nosso tempo de experiência! Como temos usado nossa liberdade, tempo, saúde e oportunidades? 
E, acima de tudo, que tem jesus Cristo em nossa vida?Faze-me, Senhor, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas, Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem espero todo dia, eu oro em nome de Jesus.Amém.

domingo, 5 de julho de 2015

DEUS SONHOU COM VOCÊ


"Pois tu formaste o meu interior tu me teceste no seio de minha mãe." Salmos 139:13

Você não é produto de uma linha de montagem, foi deliberadamente planejado, especialmente capacitado, posto com amor neste mundo pelo próprio criador. Deus sonhou com você, e Ele queria que você fosse exatamente assim como você é, diante dos olhos de Deus você é perfeito, até mesmo seus pecados são encobertos pelo precioso sangue de Jesus. O Senhor tem um propósito para sua vida, ele não trouxe você ao mundo por acaso, procure se conhecer e busque intimidade com Deus para que Ele mostre qual a vontade para a sua vida.

Pai querido, obrigado pelo seu amor e pelo seu cuidado em planejar cada detalhe da minha vida. Sei que o Senhor tem um sonho para a minha vida, mostra-me Senhor qual é o Seu propósito e faz com que Sua vontade se cumpra na minha vida. Eu desejo que os meus caminhos sejam os Teus caminhos, e que eu busque intimidade com o Senhor cada dia mais. Eu oro em nome de Jesus. Amém.


sábado, 4 de julho de 2015

A ULTIMA QUE MORRE

"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos." 1 Pedro 1:3


Pedro escreve que Deus regenerou os homens para uma esperança viva, incorruptível, que não pode ser apagada ou esquecida. A vitória contra a morte e contra o mal, encheu o coração daqueles homens de uma esperança transbordante em amor e fé. E você, onde tem depositado sua esperança? A sua esperança, ainda que seja a última, ela morre? Lembre-se, então, de que a esperança daquele que já nasceu de Deus, salvo, pela fé em Jesus Cristo, é a única esperança que não morre, e nos conduz a vida eterna.


Pai querido, que essa mesma esperança do apóstolo Pedro, possa definitivamente preencher nossas almas e iluminar nossa experiência espiritual neste mundo. Assim também que essa mesma esperança seja por nós levada a tantos outros, que ainda não conhecem ao Senhor. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

TENHA PAZ COM DEUS


Neste mundo são incontáveis as tribulações que nos assolam e muitas vezes nos vemos como em um deserto, sem expectativas de chegarmos ao oásis. Contudo a Palavra nos diz que:

De acordo com o apóstolo Paulo, nossa compreensão e experiência do evangelho produzem a paz que nos permite caminhar corajosamente, enfrentando a batalha espiritual e sobreviver a todas as formas de dificuldades e perigos. Aquele que crê, recebe paz de Deus como uma virtude do viver santo e uma proteção contra as forças do mal.
Onde a paz de Deus está presente, não há lugar para a preocupação.

Senhor obrigado por tua palavra nos dá essa paz, obrigado Senhor pela segurança que nos conforta, ensina-me a transmitir essa paz em meio a tudo que me cercar... Quero que todas as situações da minha vida sejam para tua honra e gloria. Eu oro em nome de Jesus.


quinta-feira, 2 de julho de 2015

Deixe as trevas revista da luz


Romanos 13:12 "A noite está quase acabando; o dia logo vem. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e vistamo-nos a armadura da luz." Amados, este não é um tempo para brincarmos com Deus e vivermos de forma parcialmente compromissada com ele. A única maneira de sobrevivermos como cristãos neste mundo onde o pecado e as abominações contra Deus cada dia se tornam normal.Devemos manter a nossa comunhão, a nossa intima devoção a Deus em obediência,amor e até mesmo florescermos e frutificarmos nestes últimos dias de escassez DE SANTIDADE sendo totalmente comprometidos com Jesus Cristo e sua obra. Caso contrário, seremos alvos fáceis para as táticas estratégicas e os dardos inflamados do diabo.


 Estamos vivendo dias em que não podemos aceitar tudo como normal, humano, pra nosso próprio beneficio. Devemos ter cuidado em está pronto pra servir, amar, se voluntariar...ajudar,Palavras que estão saindo do vocabulário de muitos"CRISTÃOS". Ações que podem mudar situações difíceis e sermos  milagres para alguém... Seja tu um canal de benção. Rejeite as obras da preguiça, da letargia espiritual, do pecado e use os dons do espírito.Vista a armadura de Deus pra resistir firmes as ciladas do maligno. 

 Pai amado, sei que estes últimos dias serão difíceis.O pecado sempre dominando, e a batalha perdida em varias famílias, que se afastam de ti...Te peço Senhor me dar força pra vencer tudo o que vier...Abençoa minha família...e nos livra de todo o mal, Eu te agradeço por conhecer a tua palavra e ela me dar o teu poder.Obrigado por teu filho ter morrido por mim...E feito de mim uma pessoa vitoriosa, pois é no nome de Cristo que oro e agradeço.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

SEJA VIGILANTE


"Bem-aventurados aqueles servos a quem o senhor, quando vier, os encontrar vigilantes; em verdade vos afirmo que ele há de cingir-se, dar-lhes lugar à mesa e, aproximando-se, os servirá." Lucas 12:37

Sem sombra de dúvida, a vigilância é o meio mais eficaz e seguro que nos prepara para encontrarmos com o Senhor. Quando vigiamos, estamos sempre de olho em tudo e analisando o que é a vontade de Deus.. "Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do Homem à hora que não imaginais" (Lucas 12:40)

Pai querido, fazei com que eu esteja sempre atento, vigilante e que logo eu possa identificar as artimanhas do inimigo. Ajuda-me a fugir da aparência do mal, ficar longe do pecado, Senhor me ensina a fazer sempre a tua vontade e a não me desviar do Seu caminho. Eu oro em nome de Jesus. Amém.


quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

FOI POR VOCÊ

A cruz de Cristo possui voz própria.
Através dela, Deus está falando ao mundo. Pois o Deus que é Espírito tem, na palavra, o Seu principal instrumento de auto-revelação ao homem. O que Deus está revelando de si mesmo alí naquela cruz?
O que Ele quer nos dizer com ele?
Qual a sua relevância em nossas vidas?
Qual o impacto da história da cruz em sua vida?
Na cruz de Cristo Deus nos tem revelado algo de si mesmo e nós podemos destacar pelo menos estes três aspectos da sua revelação: A sua Glória, A sua Justiça e O seu Amor.

 A cruz de Cristo nos revela algo inerente ao próprio Deus.

A CRUZ DE CRISTO REVELA A GLÓRIA DE DEUS.   JOÃO 1:14

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.

O termo Glória oferece-nos um dos exemplos da mudança do sentido de uma palavra grega quando esta foi submetida a influência da bíblia. Esta palavra traduzida como Glória é doxa. O significado básico de doxa (glória no grego secular) é opinião, conjectura. O sentido desta palavra tem uma gama de variações, desde a opinião acerca de uma pessoa ou coisa que estou disposto a defender, até o valor que outras pessoas atribuem a mim, isto é, reputação, louvor.
O termo(GLORIA) doxa ocorre cerca de 165x no NT e é traduzido das seguintes formas:
Honra
Fama
Reputação
Esplendor
Fulgor
Glória
(Mt 4:8; 6:29; 16:27; Lc 2:9 e 14; Jo 1:14; At 22:11; Rm 3:23; 2 Co 3:18; Ap 1:6; 21:11 e 26).
        
No AT, a glória de Deus se revela na natureza (Os céus proclamam a Glória de Deus... Sl 19:1) e na história do povo de Israel, a nação redimida:

Nuvens e escuridão estão ao redor dele; justiça e eqüidade são a base do seu trono.
Adiante dele vai um fogo que abrasa os seus inimigos em redor.
Os seus relâmpagos alumiam o mundo; a terra os vê e treme.
Os montes, como cerca, se derretem na presença do Senhor, na presença do Senhor de toda a terra.
Os céus anunciam a sua justiça, e todos os povos vêem a sua glória.

No NT, a Glória está totalmente associada a Jesus Cristo. Em João 1:14 podemos compreender isto de forma melhor. Jesus se referiu à sua morte como um ato de glorificação a Si e ao Pai. Em Hebreus o autor do livro ensina-nos no Cap. 1:3 que: “Jesus é o resplendor da Glória.”  Esta expressão indica que ninguém expressa melhor o brilho do Deus Pai do que o Deus Filho encarnado.
         Há pelo menos três ocasiões em que Cristo referiu-se à sua morte como um ato de glorificação:

Em resposta ao pedido de alguns gregos que procuravam vê-lo Ele disse: “É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem” (João 12:23).
Assim que Judas, o traidor, deixou o Cenáculo e entrou na noite, Jesus disse: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus (o Pai) foi glorificado nEle” (João 13:30-32).
Na oração sacerdotal no Getsêmani Jesus disse: “Pai é chegada a minha hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a Ti” (João 17:1).
Estas três passagens têm em comum dois fatos:A presença do termo “AGORA” ou “HORA” que, de acordo com o contexto referem-se à cruscificação. A glorificação será do Pai e também do Filho, juntos.

A cruz de Cristo nos revela algo inerente ao próprio Deus: A SUA GÓRIA. Além da Glória de Deus, o que mais a Cruz de Cristo nos revela?

 A CRUZ DE CRISTO NOS REVELA A JUSTIÇA DE DEUS.  ROMANOS 3:21-26

Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas;isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem; pois não há distinção.Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos;para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus.
Podemos concluir esta exposição da Cruz de Cristo a maior revelação de Deus ao homem com as seguinte palavras:
                  
“Quando olhamos para a Cruz de Cristo, vemos a GLÓRIA, a JUSTIÇA, o AMOR, e a SABEDORIA e o PODER DE DEUS. Não é fácil determinar qual destes aspectos revelacionais é mais destacado, se a GLÓRIA, se a JUSTIÇA DE DEUS ao julgar o pecado, se o AMOR DE DEUS ao levar o castigo em nosso lugar, ou se a SABEDORIA DE DEUS ao combinar com perfeição estas duas coisas, ou se O PODER DE DEUS em salvar aqueles que crêem. Pois a Cruz de Cristo é de igual forma, um ato, e portanto uma demonstração da GLÓRIA, da JUSTIÇA, do AMOR e da SABEDORIA e do PODER DE DEUS. A Cruz de Cristo nos assegura que esse Deus é a realidade dentro, por trás e além do universo.” 

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Que feridas são estas?

Qual é plano de Deus para o ser humano?
A Bíblia nos revela que Deus criou o homem perfeito, sem mancha e sem mácula, porque Deus é perfeito e as Suas obras são perfeitas. Mas quando o pecado entrou no mundo, nossos primeiros pais - Adão e Eva - se corromperam espiritualmente, arruinaram o seu caráter. Tornaram-se inimigos de Deus e deixaram de lado os santos princípios de Seu reino.
E foram tão longe na degradação, que não conseguiram mudar a sua condição pecaminosa, por si mesmos. Mais que isto: Como pecadores, passaram a ter sobre si uma sentença de morte. A Escritura diz: "...o salário do pecado é a morte". Romanos 6.23
Esta sentença de morte passou a todos os membros da família humana.
Foi em face desta grave condição do homem que Deus pôs em ação o Seu plano de salvação. Na previsão de Deus o plano já estava traçado quando nossos primeiros pais pecaram.
Ele viu que o homem pecaria e de antemão tomou providências para sanar o mal. São Pedro, falando do sacrifício de Cristo afirmou que Ele foi "conhecido... antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós". I Pedro 1:19, 20.
Assim, tão logo Adão e Eva pecaram, Deus interveio e anunciou o Seu grande plano. "Porei inimizade entre ti e a mulher (que enganaste)", disse Ele a Satanás, "entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." Gênesis 3:15 Aí está o plano em resumo: O Filho de Deus viria em socorro do homem.
"O plano de nossa redenção não foi um pensamento posterior, formulado depois da queda de Adão. Foi a revelação do mistério encoberto desde os tempos eternos. Foi um desdobramento dos princípios que têm sido desde os séculos da eternidade, o fundamento do trono de Deus. Desde o princípio Deus e Cristo sabiam da apostasia de Satanás, e da queda do homem mediante o poder enganador do apóstata.
Deus não ordenou a existência do pecado. Previu-a, porém, e tomou providências para enfrentar a terrível emergência. Tão grande era Seu amor pelo mundo, que aceitou entregar Seu Filho Unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna". O Desejado de Todas as Nações,
Foi para poder salvar o homem que o Filho de Deus Se fez membro da família humana. Nascendo de Maria, ele se fez homem, viveu como homem, sem deixar de ser Deus e sem cometer pecado algum.
Tendo a Sua humanidade unida ao Pai, Ele produziu a vida perfeita que a lei de Deus requer.
Foi um fardo muito grande que Cristo carregou. Ele assumiu os pecados do mundo. Ele assumiu os meus e os teus pecados. Foi julgado e foi injustamente condenado. Levou 39 chibatadas. O Seu corpo ficou todo ferido e pedaços de sua carne foram arrancados, pelas chicotadas, que foram dadas pela vigorosa mão do carrasco. Como se não bastasse, colocaram em Sua cabeça uma coroa de espinhos, que fez o sangue jorrar pela sua face.
A pesada cruz , foi levada por Jesus, pelas estreitas ruas. Ele caiu, mas se levantou. Se levantou porque pensou em você, pensou em mim, e em todos que um dia viriam aceitar o Seu sacrifício. Grandes pregos perfuraram aquelas mãos que só fizeram o bem, e os pés que só caminhavam para cumprir a missão de levar o amor do Pai áquelas almas famintas de sede e de pão.
Quando a cruz foi jogada dentro do buraco escavado na rocha, Jesus estremeceu de dor. Mas, ele suportou, por você e por mim. Teve sede e lhe deram vinagre para beber, e ao expirar na cruz o Salvador bradou: "Está consumado!" Estava cumprida a sua missão no mundo. Os infinitos méritos de Jesus, mais do que cobriram a culpa do mundo. Estava assim aberta a porta da salvação de quantos queiram ser salvos.
"O mistério da cruz explica todos os outros mistérios. A luz que emana do Calvário, os atributos de Deus que nos encheram de temor e pavor, aparecem belos e atraentes. Misericórdia, ternura e amor paternal são vistos a confundir-se com santidade, justiça e poder." O Grande Conflito.
"Cristo foi tratado como nós merecíamos, para que pudéssemos receber o tratamento a que Ele tinha direito. Foi condenado pelos nossos pecados, nos quais não tinha participação, para que fôssemos justificados por Sua justiça, na qual não tinhamos parte. Sofreu a morte que nos cabia, para que recebêssemos a vida que a Ele pertencia. "Pelas suas pisaduras fomos sarados"." O Desejado de Todas as Nações,
Como podemos nos apropriar do bem que Cristo nos comprou a tão alto preço? Crendo nEle como nosso Salvador pessoal, recebendo-O no coração pela fé. Se confessarmos nossos pecados a Deus, não importa quantos e quão graves sejam, com certeza seremos perdoados. A promessa é: "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça". I João 1:9. O Salvador muda o nosso coração, e nos faz cessar de pecar.
Recebendo a Cristo na sua vida você está tornando a Jesus o Senhor de sua existência, recebendo a vida plena, a vida abundante; estará rompendo o muro de separação; estará em comunhão com Deus e será vitorioso sobre o pecado!
Que tenhamos a preciosa atitude de adotarmos Cristo, o amigo divino, que nos amou ao ponto de dar por nós a própria vida, para nos livrar da perdição eterna.
Não há atitude mais valiosa do que esta. Aceitar o sacrifíco de Cristo na cruz do Calvário.
Um dia pela graça de Deus, vamos ver as feridas nas mãos de Jesus.
Talvez até perguntemos: Que feridas são estas?
Jesus responderá com um olhar terno é o meu amor
por você.
Sou o seu cordeiro pascoal.
Aceite Jesus e Seu sacrifício.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Não sabe o que fazer?

O que fazer quando não se sabe o que fazer

O rei Josafá está encurralado por adversários medonhos e insolentes. Uma grande multidão, fortemente armada estava pronta para atacar Jerusalém. Não dava tempo para reagir nem Josafá tinha recursos para resistir àquele aparato militar que pretendia varrer Jerusalém do mapa. Ao saber da tragédia, humanamente irremediável, Josafá teve medo e pôs-se a buscar o Senhor, convocando a nação para orar e jejuar. Em sua oração, o rei disse: "Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti" (2Cr 20.12). Diante da situação tão desesperadora, Josafá admite sua incapacidade; reconhece que não sabe o que fazer, mas põe os seus olhos em Deus. Desse episódio podemos tirar muitas lições:
Quando você não souber o que fazer, busque a Deus em oração  (2Cr 20.3) - Há momentos em que os problemas vêm sobre nós como uma torrente caudalosa, como uma avalanche avassaladora, como um terremoto assustador. Nessas horas, nossos recursos são absolutamente insuficientes para enfrentarmos a situação e nada podemos fazer senão recorrermos ao Deus do céu, e clamar por sua ajuda e socorro. A oração e o jejum são recursos sobrenaturais, são armas espirituais à disposição do povo de Deus. Quando agimos por nossa própria destreza e fiados em nossos próprios recursos, ficamos sujeitos a derrotas acachapantes. Mas, quando buscamos a Deus em oração e nos humilhamos sob sua onipotente mão, então, seu braço onipotente sai em nossa defesa e nos concede vitória.
Quando você não souber o que fazer, confie nas promessas de Deus (2Cr 20.4-12) – Não basta orar, precisamos orar como convém. Não basta pedir, precisamos conhecer aquele a quem pedimos. Josafá reconhece que Deus é o soberano Senhor nos céus e domina sobre todos os reinos da terra. Ele ora consciente de que nas mãos de Deus estão toda força e poder e não há quem lhe possa resistir. Quando compreendemos a grandeza de Deus, nossos grandes problemas se apequenam. Mas, Josafá deu um passo além em sua oração: ele fulcrou sua súplica nas promessas de Deus. Ao mesmo tempo em que buscou a Deus em oração, abriu as Escrituras para orar e fundamentar sua petição no alicerce firme das promessas de Deus. Oramos com eficácia quando ancoramos nossas petições nas promessas daquele que tem zelo pela sua Palavra e fidelidade em cumpri-la.
Quando você não souber o que fazer, ouça e obedeça a Palavra de Deus (2Cr 20.13-19) - Quando todos os homens, mulheres e crianças se reuniram para falar com Deus em oração, Deus se manifestou e falou com eles, trazendo-lhes sua Palavra. Por intermédio da oração falamos com Deus; por meio da Palavra Deus fala conosco. A Palavra divina que veio ao povo encorajou-o a não olhar para as circunstâncias e não temer as ameaças do inimigo. Deus lhes acalmou o coração dizendo que pelejaria por eles e lhes daria a vitória. A Palavra gerou fé no coração deles e tirou seus olhos do problema para colocá-los no Deus que está acima e no controle da situação.
Quando você não souber o que fazer, louve a Deus com confiança (2Cr 20.20-30) – Quando o povo ouviu a voz de Deus, o medo foi substituído pelo louvor. Eles enfrentaram os exércitos inimigos não com armas carnais, mas com louvor. Eles não louvaram depois que o inimigo foi derrotado; louvaram para derrotar o inimigo. O louvor não é apenas conseqüência da vitória, mas é a causa da vitória. "Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o Senhor emboscada contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados" (2Cr 20.22). O louvor é o brado de triunfo dos filhos de Deus no campo de batalha. Quando os problemas parecerem insolúveis, faça o que fez Josafá: ore,obedeça, e louve ao Senhor, e o inimigo será desbaratado.



domingo, 15 de fevereiro de 2015

JESUS RETIRA OBSTÁCULOS

Que coisa triste! Carlos Drumond de Andrade, pareceu ter se chocado com os obstáculos na vida que escreveu isto (você se lembra?):“No meio do caminho/tinha uma pedra/tinha uma pedra no meio do/caminho/Tinha uma pedra/no meio do caminho/tinha uma pedra./Nunca me esquecerei desse/acontecimento/Na vida de minhas retinas/tão fadigadas./Nunca me esquecerei que no/meio do caminho/tinha uma pedra/Tinha uma pedra no meio/do caminho/No meio do caminho tinha/uma pedra".
Agora, que são pedras para Jesus? ...A autoridade de Jesus é de tamanha grandeza que nada pode contê-lo; para Ele não tem pedras, barreiras: Sabe, entre tantas demonstrações do poder de Jesus, fico admirado com aquela mulher que correu ao  túmulo onde Jesus foi sepultado.
Havia uma pedra no meio do caminho das mulheres, fechando a  sepultura.
Mas a pedra foi rolada! Por que foi rolada?
A fim de permitir que Jesus saísse?  Não!! ...
Foi para que  os discípulos entrassem. E  visse que ele havia  ressuscitado  como predisse. 
Jesus está sempre removendo barreiras, detonando pedras a fim de abençoar pessoas!  Observe sempre a grandeza de Jesus!  
Será assim com você também. Talvez muitas barreiras foram criadas para impedir que você estivesse aqui nesta hora: Você ficou indeciso se lia ou não esse texto, surgiram outras opções, e você quase desistiu...?  
Mas você está aqui... como prova viva de que Jesus quer abençoar você, não há barreiras  que possa impedir o agir de Deus. Você será  abençoado por lembrar que a palavra de Deus tem o poder de remover a maior das barreiras, a separação que há entre você e Deus. Hoje você esta sendo lembrado que Jesus tem poder para perdoar seus pecados, ele já pagou o preço por seus pecados e convida a você a aceitar que ele direcione a sua vida. Ele te guiará até as mansões celestiais. e Viverá eternamente contigo.
Ore assim:
Querido Deus agradeço por Jesus ter morrido em meu lugar, perdoe os meus pecados E direcione a minha vida eu entrego toda a minha vida a ti, fazes de mim teu querer.Em nome do Senhor Jesus eu oro.

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Só Jesus te levará ao céu

Você está buscando a Deus?
E como fazemos para chegar até Deus?  
A Bíblia diz que Jesus, é o único Caminho para o Pai, Jo 14.5, 6: “Disse-lhe Tomé: "Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho?" ...Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”.   
Uma multidão viu admirada um equilibrista atravessar, numa corda bamba, um desfiladeiro medonho, verdadeiro abismo.  As pessoas aplaudiram quando ele terminou a proeza. Então ele voltou-se para homem e perguntou: “Você acha que consigo carregar alguém comigo para o outro lado?”  O homem respondeu: “Claro!” 
“Então vamos!”  disse-lhe o equilibrista. “Oh! Não, obrigado!” exclamou o homem. 
Então o equilibrista perguntou a outra pessoa: “E você aí? Confia em mim?”  “Sim, eu vou,”  ele disse. 
Esse homem subiu abraçado ao equilibrista, e apesar da morte esperando lá em baixo eles cruzaram o abismo e chegaram ao outro lado.
Escondido nesta história encontra-se o desafio que cada um de nós deve enfrentar.   
A nossa pecaminosidade é um abismo aberto entre nós e Deus, que somos incapazes de atravessar.  Só Jesus é capaz de nos trazer em segurança para o outro lado.     
Nós temos ali a ponte de ligação que nos leva para o Norte e traz os do Norte até nós. Nossa situação com Deus é semelhante: Nós estamos de um lado (MORTE), Deus do outro (VIDA); no meio, fazendo separação: o abismo do pecado. Não temos como alcançar Deus... Mas Jesus é como aquela ponte!
Jesus se encaixa perfeitamente sobre o abismo do nosso pecado, nos ligando de volta a Deus!   Devemos confiar nossa vida a Ele.  
Você está tentando atravessar o abismo do pecado que te separa de Deus sozinho? ...à nado? ...sem ponte? ...usando o barco de alguma caridade, de algum credo? ...de algum santo? A Bíblia diz que isto é impossível (At 4.12: “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”.    Mas confie em Cristo, e Ele levará você até Deus. Só Jesus te levará ao céu.   

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Es Incomparável


Veja  a grandeza de Jesus!
Ele ama você acima de qualquer gesto de religiosidade da sua parte.
JESUS, TU ÉS DIFERENTE!!! 
Tu ficaste ao lado da mulher adúltera, quando todos se afastavam dela.
Tu entraste na casa do publicano quando todos se revoltavam contra ele. 
 Tu chamaste as crianças para junto de Ti, quando todos queriam mandá-las embora.
Tu elogiaste a viúva pobre, quando todos a ignoravam.
Tu prometeste o paraíso ao ladrão, quando todos desejavam-lhe o inferno. 
Tu chamaste Paulo para Te seguir, quando todos temiam-no como perseguidor. 
Jesus, eu te agradeço porque 
Tu és único! Tu és Incomparável"
Sim, Jesus tú és diferente, és incomparável!  
Obrigado meu Deus por me amar tanto assim...

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

NAVIOS ENGANADORES

Há muitos navios enganosos, todos pintados e enfeitados com lantejoulas brilhantes.
 "Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte", Provérbios 16:25.
 As aparências enganam. A aparência exterior não é tudo. Nem tudo que reluz é ouro.
Spurgeon, fazendo o papel de John Ploughman, disse: "Como regra, o menino menor carrega o volume maior, e aquele que se gaba mais tem menos, e o que tem menos sabedoria é mais vaidoso".
Vamos dar uma olhada em alguns desses navios enganadores:
O NAVIO "NÃO HÁ DEUS"
Todos neste navio são tolos, pois o tolo diz em seu coração: "Não há Deus", Salmo 14:1. Os ateus dizem que são muito inteligentes, andam de cabeça erguida como uma galinha bebendo água, mas na realidade não há nada neles.
O NAVIO "NÃO EXISTE INFERNO"
Os que estão neste navio são sábios a seus próprios olhos. Provérbios 12:15. Eles dizem que não podemos entender as palavras. Dizem que alma significa respiração, que inferno significa túmulo, e que tudo o que há no homem é aquilo que se pode ver.
O NAVIO DO "CARÁTER E BOAS OBRAS"
As pessoas neste navio são gabolas. Seus trapos imundos da justiça própria estão perfumados com sua vanglória. Este navio está desde já destinado a parar em um porto errado, pois aqueles que cantam louvores a si não tem permissão de quebrar a harmonia do céu com seu pecado. Quem fala todo tempo sobre si mesmo tem um assunto muito tolo e vai aborrecer e cansar a todos ao seu redor.
Diante da honra vai a humildade, mas um tolo gabola cairá e poucos se oferecerão para levantá-lo. Provérbios 16:18.
OS NAVIOZINHOS DO "FANATISMO"
Há quem diga que a salvação está em sua igreja ou denominação. Cada denominação diz que a salvação está em sua igreja. Sou batista fundamentalista daqueles bem antigos,  tradicionalista  mas nunca disse a ninguém que se tornasse membro de uma igreja batista para ser salvo. Porque quem salva é Cristo.É O NAVIO DO "EVANGELHO"Vamos olhá-lo e descrevê-lo. Ele é capaz de navegar. Os passageiros estão salvos de qualquer perigo. As ondas fortes da tentação não os varrerá do convés. Ele não deixará que sejam tentados além do que podem suportar. E estão salvos de todas as adversidades pois nada os separarão do amor de Cristo! Estão salvos da montanha de gelo flutuante da fria indiferença, pois Deus que "começou neles a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Jesus Cristo". Filipenses 1:6. Estão salvos de serem jogados ao mar pela mão da justiça, porque Cristo se fez a propiciação por seus pecados.
A passagem é a mesma para todos e não há redução de preço. É muito cara. O ouro e a prata não podem comprar uma passagem para este navio. Ela tem que ser paga com a moeda da justiça. Ninguém, a não ser que pessoas justas, estão neste navio, mas a justiça delas não é o resultado de suas obras, mas o resultado do trabalho consumado de Cristo.
Os passageiros são pobres. Mateus 5:3 diz: "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus". Mas não são necessariamente pobres nos bens deste mundo (apesar de muitos o serem), mas conscientemente pobres em merecimento. Eles não tem nada com que pagar a passagem e entram neste navio sem dinheiro nem preço, pois tudo já foi pago por outro, Jesus Cristo. O preço foi pago todo caminho até o destino. Não há perigo de ninguém ser largado no meio do oceano. Cada passageiro vai por conta do que fez Jesus Cristo!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

UMA ESPOSA

O que um jovem espera de uma futura esposa?

Aquele que encontra uma esposa acha o bem e alcança a benevolência do Senhor Pv 18:22

“Na vida de casada, a esposa deve ser sua companheira constante, em cuja sociedade ele deve achar alguém que se una a ele mão com mão, olho com olho, lábio com lábio e coração com coração: a quem ele pode desabafar os segredos de um coração pressionado pelos cuidados, ou oprimido por angústias; cuja presença ela tem como prioridade perante toda a sociedade; cuja voz será para ele sua música mais doce; cujo sorriso, sua luz do sol mais brilhante: de quem ele se afastará com pesar, e a cuja conversa ele retornará com pés ansiosos, quando o labor do dia tiver terminado; quem caminhará próximo de seu coração amoroso, e palpitará o pulso de suas afeições quando os braços dela se apoiarem nele e forem pressionados em seu lado. Nos momentos de conversa a sós ele lhe falará de todos os segredos de seu coração; encontrará nela todas as capacitações, todos os estímulos, da mais terna e encarecida sociedade; e em seu gentil sorriso e loquacidade, gozará de tudo que possa ser esperado em quem foi dada por Deus para ser sua companheira e amiga.”

AUTOR: PASTOR PEDRO FERREIRA LIMA JUNIOR.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

DEIXE JESUS LIBERTAR VOCÊ

A verdadeira liberdade é aquela proposta pelo Filho (Jesus Cristo). Abra sua Bíblia para João 8.32,36.
...e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém; como dizes tu: Sereis livres?
Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre.
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Esse é um texto bem conhecido, creio que todo crente o tem memorizado. Vamos dar uma olhada no contexto desse texto para o compreendermos melhor.
Porque Jesus disse esse versículo?
A quem Ele disse? Jesus estava se dirigindo os religiosos judeus.
No vers 21, Jesus diz que o lugar para onde Ele se retiraria eles não poderiam ir, pois haveriam de perecer em seus pecados.
O vers.22 mostra que eles não compreenderam a linguagem de Jesus. Daí adiante Jesus passa a mostrar Sua missão e autoridade. Após Sua exposição, que mostrava Sua autoridade em consonância com a do Pai, o Vers 30 diz “muitos creram nEle”.Significa que muitos entenderam.
Então no Vers. 31 Jesus se dirige àqueles que “haviam crido nEle”(se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos;  e conhecereis a verdade...). Veja a reação daquelas pessoas ao ouvirem Jesus afirmar que conheceriam a verdade e a verdade os libertaria: Jamais fomos escravos de ninguém; em outras palavras “não precisamos dessa liberdade”! (33b) Vs33  Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém; como dizes tu: Sereis livres?
 Na verdade eram escravos de sua própria ignorância. Compreenderam errado, a necessidade de libertação (Veja Vers 33 jamais fomos escravos de alguém). Eles ligavam a necessidade de libertação à escravidão de uma nação à outra. Jesus então lhes esclarece de que escravidão estava falando (veja Vers. 34). 34  Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado.
Então no vers 36, Jesus lhes transmite uma verdade essencial para o pecador – se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
É então a liberdade proposta por Jesus que liberta o homem de sua condição alienada de Deus. Cristo reverte o quadro do pecador em um contraste glorioso:
O homem antes passivo de condenação – se torna herdeiro da salvação (Jo 5.24)
 Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.
O homem antes passivo do poder das trevas – é libertado (Cl 1.13)
Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.
O homem antes escravo de um senhor tirano cujo salário é a morte, passa a ser beneficiário do dom gratuito de Deus – a vida eterna em Cristo Jesus (Rm 6.23) porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. O homem antes morto em seus delitos e pecados, recebe vida (Ef 2.4-5 mas Deus sendo rico...)Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo,  pela graça sois salvos. O homem antes devedor de uma dívida eterna teve seu escrito de dívida cancelado (Cl 2.14/At 26.18) tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz; Qual o propósito de Deus em libertar o homem de tal condição?
Ser glorificado;
Manifestar Sua graça – Seu favor sobre a vida do pecador;
Compartilhar Seu amor para conosco (o amor de Cristo nos constrange)

Se você acha que não é escravo de ninguém tente se libertar do pecado sem Cristo.
Você sentirá o quanto escravo você é... Entregue se a Jesus o deixe libertar você
Diga a ele a sua incapacidade de liberdade. Confie a Jesus toda a direção de sua vida.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

JESUS ENSINA A SER FELIZ

E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;


E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.Mateus 5:1-12


Para podermos compreender adequadamente as bem-aventuranças, precisamos levar em consideração três perguntas:
Quais as pessoas que ouviram os ensinamentos? R... Discípulos cristãos;
Quais as qualidades recomendadas? R . são as espirituais
Quais as bênçãos prometidas, os dons da graça de Deus, pois imerecidos: aquelas que guardam relação íntima com o Governo de Deus e podem ser experimentadas agora e completadas depois, como terra e céu? R... consolo; satisfação e misericórdia; visão e filiação de Deus.
Para evitar frustrações pessoais, convêm lembrar que aquilo que Jesus destacou como sendo geradores de bem-aventurança, ou seja, de felicidade, são características de pessoas que já confessaram Jesus Cristo como Salvador e que, por isso, possuem uma nova natureza.
O ideal apresentado por Jesus fala de três aspectos importantes:
Era desejo de Jesus que todos os crentes fossem bem-aventurados,
Era desejo de Jesus que as qualidades geradoras da bem-aventurança fossem apresentadas por eles.
Era que soubessem que  não poderiam ser alcançadas a partir das tendências naturais do ser humano, mas sim pela graça de Deus.
Aqui temos, então, uma das diferenças bem identificadas entre o crente e o incrédulo, e isso nos leva a pensar que a Igreja, quando se propõe a imitar as atividades próprias de não-crentes, está incorrendo em erro.
Aqui está a chave para o entendimento das demais. Ninguém pode adentrar o Reino dos Céus se não for humilde de espírito, ou seja, aqui está a característica fundamental do crente: Um esvaziamento da confiança em si mesmo, a humildade de reconhecer que sem Deus é incapaz de caminhar um passo sequer. Logo, vemos que a condição atinge a ricos e a pobres. Um homem ou uma mulher pobre não está mais perto do Reino de Deus do que um homem ou uma mulher rica. O que está em foco é a atitude da pessoa para consigo mesma. Ser humilde de espírito não significa também ser tímido, fraco e acovardado. A qualidade que Jesus busca e que traz bem-aventurança fala da completa ausência de orgulho pessoal e do reconhecimento de que nada representamos na presença de Deus, ou seja, sentimo-nos nulos, quando O contemplamos.
 Quando a Igreja é diferente do mundo ela passa a ser procurada pelos desencantados com a vida sem Deus. 

domingo, 8 de fevereiro de 2015

PRESENTES

Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Tg 1.17
Amamos ganhar presentes e queremos presentes todos os dias, inventamos festas e eventos  que nos rendam presentes. Quando somos pequenos queremos presentes dos pais, dos familiares,  de aniversários, do dia das crianças,  de natal, de todos os dias.
Quando os pais saem de casa e deixam os filhos e os filhos sempre dizem na saída traga presentes para mim... Chantageados pela culpa de ter deixados seus filhos sozinhos os pais mantem essa tradição de agradá-los na volta.
Ganhar presente não é só um desejo de criança, mas de todos. E esse desejo se  estende ao pai eterno...que o transformamos em o papai de todos os dias, pra nos suprir de todas as necessidades e também dos desejos de consumo, das aspirações, dos desejos invejosos. Enfim transformamos todo o nosso querer diário em algo para Deus providenciar.
Queremos de Deus presentes materiais, espirituais, emocionais  e até carnais. Revoltamo-nos quando Deus não nos dá tudo que queremos, por que Deus sabe o que realmente necessitamos, Deus sabe o que é melhor para nos e quando ele nos tira algo devemos entender que não seria bom para nos.
E difícil superar as perdas, os amigos que se afastam, um objeto querido que se quebra um teste que se é  reprovado, uma viagem desfeita  e aceitar que foi a vontade de Deus, sofrer a perda Principalmente de um ente querido e ter que agradecer a Deus por isso...é muito difícil.  
Aceitar os presentes de Deus em forma de provações como por exemplos dias e dias em hospitais, exames, injeções, internações em cuidados especiais com a saúde e ver isso como benção... Querendo ou não temos que ver como presentes, pois quanta pessoa não tem condições de chegar ao hospital?  Quantas pessoas não têm condições de fazer um exame? Mesmo hoje em dia tendo postos de saúde espalhado por muitos lugares nas cidades ainda muitas pessoas não tem acesso. E quando estamos num centro medico nos sentimos como se estivéssemos sendo castigados por Deus por está ali... Sei que Deus pode com toda a razão nos chamar de ingratos. Pois também nos dias que estamos com saúde sempre temos outra coisa a reclamar. Nada agradecemos.
 Os presentes  diários de Deus a nos são especiais, na medida certa, no tempo certo de forma exata com proposito perfeito. Só reclamamos. Só murmuramos, lamentamos por tudo que não temos e desvalorizamos o que temos. Igual a criança de dois anos que ao ver o brinquedo do outro abandona o seu e quer o da outra criança que  quando ver o outro querendo agarra com mais força dizendo é meu só pra ver o outro chorar se espernear... Mas quando consegue vai deixando esquecido em busca de algo novo .
Agradeça a Deus algo que lhe fez bem, e observe algo que não foi fácil de passar que contribuiu para teu agradecimento hoje, sempre irá ter alguma relação, Porque Deus sempre age de forma maravilhosa e todas as coisas contribuem para o nosso bem.
Deus ensina o meu coração a ser agradecido a ti. Por me proteger, por me livrar de tudo que desagrada a ti... Me ensina a fazer o teu querer sempre.

sábado, 7 de fevereiro de 2015

VALE A PENA OBEDECER A DEUS

Achei muito diferente a forma que essa mensagem foi explorada ...não prestei atenção para o titulo... acho que o pregador não disse...mas coloquei o meu : vale a pena obedecer a Deus. Vou tentar lembrar um pouco...
 ... para mim  muito edificante.

O Sábio e o Pássaro como introdução nos deixou apreensivos para o final da história que foi deixado para a  conclusão... bem  no clímax da fábula ele introduziu a leitura bíblica deixando o final da história por concluir...

Era uma vez...Acho que ele não disse isso...rsrs
Num determinado reino vivia um rei velho sábio. Mas muito vaidoso e orgulhoso.
Ele era o mais sábio dos sábios e nenhuma questão que lhe fosse levada ficava sem solução. Ele sabia tudo de tudo. Resolvia tudo, estava no controle de tudo mas ...
Existia nesse reino um rapaz que não se conformava com isso e vivia desafiando, até que um dia o rei querendo mandar matar aquele insolente que ameaçava seu trono...  Ele não aceitava o fato do jovem conseguir decifrar qualquer enigma, fosse ele qual fosse. Durante muito tempo o rei ficou arquitetando uma forma de pregar uma peça no jovem sábio.“Tem que existir uma forma de enganar o jovem sábio”. Ninguém sabe tudo de tudo ““... Pensava ele. Até que um dia ele descobriu uma forma, a qual nem mesmo o mais sábio dos sábios teria saída.“Colocarei em minhas mãos, levemente fechadas, um pequeno pássaro vivo e perguntarei ao sábio se o pássaro está vivo ou morto”. Se ele responder que está morto, eu abrirei as mãos e o libertarei para o vôo. Se ele responder que está vivo, eu o apertarei com os dedos e o matarei.
O sábio não terá saída. Assim fez ...e para sua vitória convidou todos os súditos, todos esperavam o enigma para o jovem e assim ele o fez e perguntando se o pássaro está vivo ou morto...

Nos podemos saber muito mais se fixarmos os nossos olhos na palavra de Deus com certeza saberemos muito mais...
O texto bíblico usado foi o de Esdras capitulo 9:1-10 e foi devidamente detalhado e esclarecido...
·         A ação de Esdras
·         O pecado do povo
·         A comunhão com Deus restaurada
·         A dificuldade do povo em obedecer a Deus
·         A área de família as renuncias que tiveram que fazer para obedecer a Deus.
·         Mesmo não parecendo algo lógico obedecer a Deus vale a pena. ( deu ex: do miss Pedro e as suas dificuldades pra chegar a Sobral até aqui, pois o mesmo conhecia muito bem de perto a história )
·         Uma explanação geral no texto, onde foi resumidamente a passagem sem enfadar.
·         Mas obedecer é algo que está em suas mãos... Só cabe a você. (apelo muito discreto)
Entrando na historia com a naturalidade de que realmente estávamos esperando. A conclusão como se ele tivesse ainda naquele clímax deixado...
O jovem respondeu. “A vida do pássaro está nas tuas mãos oh rei’’ se eu disser que esta vivo o senhor estrangula o pássaro em suas mãos, se disser que está morto o senhor o libertará...portanto digo . “A vida do pássaro está nas tuas mãos oh rei’’ E o rei não pode fazer nada ao jovem...
Assim é com você... A sua vida está nas mãos de Deus...  A sua decisão é obedecer ou não.

E pasmei... Com a estrutura homilética...
Não consigo me lembrar tudo...mas fiquei tão feliz e muito edificada que nem anotei nada.
Deus obrigado por falar sempre ao meu coração através de sua palavra...